Empresas da Randoncorp são patrocinadoras e principais apoiadoras da 16ª edição do Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios e Controle de Movimentos & Mostra de Engenharia, marcado para os dias 26 e 27 de junho. Este evento, considerado o maior do Brasil em seu setor, tem como objetivo primordial a discussão das últimas tendências e tecnologias relacionadas a frenagem e controle de movimentos, enfatizando recentes avanços e pesquisas no campo.
A Frasle Mobility, a Master Sistemas Automotivos e o Centro Tecnológico Randon (CTR) figuram entre os principais patrocinadores do evento, que também incluirá um test drive especial no CTR para os participantes registrados.
Com participação internacional, o Colloquium reúne empresas e renomados profissionais do setor na região da Serra Gaúcha, proporcionando dois dias de palestras e exposição. A Mostra de Engenharia, parte integrante do evento, contará com 23 expositores, tanto nacionais quanto internacionais, apresentando suas inovações tecnológicas e serviços.
Um dos trabalhos destacados no Colloquium é o desenvolvimento realizado pelo time de engenharia do CTR, intitulado “Análise acoplada térmica com estrutural de um disco de freio”. Esta apresentação explora técnicas avançadas de simulação e testes em colaboração com a Frasle Mobility, utilizando análise térmica via CFD e estrutural mecânica para garantir resultados mais precisos e alinhados com as condições reais de frenagem. Tais análises são conduzidas antes dos testes em dinamômetro, aumentando a precisão e segurança dos resultados obtidos.
Outro destaque é a pesquisa da Frasle Mobility sobre o desenvolvimento de sapata de freio com redução de pegada de carbono, recentemente apresentada em congresso técnico na Alemanha.
A Master Sistemas Automotivos, por sua vez, apresentará suas soluções variadas em sistemas de freios, com ênfase em produtos com eletrônica embarcada. A participação ativa dos profissionais da Randoncorp em colaborações com universidades também será um ponto focal do Colloquium, incluindo trabalhos que exploram o uso de redes neurais na tomada de decisões em tempo real para testes virtuais de componentes de freio, efeitos da nanoestruturação do ferro fundido em componentes como “Spiders” de Freio, entre outros temas de pesquisa conduzidos por equipes das unidades Castertech Fundição e Tecnologia, Master, e Instituto Hercílio Randon.
Com informações de Ank Reputation