Como uma forma de protesto contra as altas cargas tributárias e o baixo retorno dos impostos arrecadados pelas autoridades no Brasil, ainda em 2003, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Câmara de Dirigente Lojistas Jovem (CDL Jovem) criaram um dia em que o imposto de diversos produtos deixa de ser cobrado. Em 2024, a atividade ocorre no dia 06 de junho e as lojas de Caxias do Sul ainda podem se inscrever para participar.
O diretor da CDL Jovem Caxias, Gabriel Comerlato, explica um pouco mais sobre a data e a sua relevância para ilustrar à população a quanto é pago de impostos no valor final dos produtos que são consumidos quase que diariamente.
E para participar da atividade, não é preciso ser associado à Câmara dos Lojistas de Caxias do Sul. Gabriel explica como as empresas podem se cadastrar e como a ação funcionará na prática.
No entanto, devido a situação de calamidade pública em que o Estado do Rio Grande do Sul está vivenciando nas últimas semanas, o diretor jovem frisa que estão buscando realizar uma campanha mais voltada na conscientização do que na adesão.
E para conferir quais lojas estarão participando no dia, basta acessar o site www.dialivredeimpostos.org.br, colocar sua localização e pronto: automaticamente será carregada uma lista completa dos estabelecimentos e produtos disponíveis.
Ainda, a entidade também está organizando um Happy Hour gratuito, também no dia 06, com vários palestrantes para tratar do excesso de impostos pagos pelo comércio, serviços e indústria, além da burocracia tributária que atrapalha o ambiente de negócios. O encontro acontece às 19h, no Rocca Garden, e as vagas são limitadas. Inscreva-se aqui.