Quando se fala em protagonismo o povo gaúcho tem demonstrado que sai na frente, pois diversas iniciativas, do setor público ao privado, vêm se formado em prol de um único propósito, o de colocar o Rio Grande do Sul nos eixos, outra vez. Enquanto a ajuda valiosa de voluntários ajuda na limpeza de casas, a abrigar e alimentar gaúchos que perderam tudo, em outra ponta iniciativas como o do Sebrae ajuda empreendedores do Estado a reerguer negócios devastados pela força das águas, é que explica o coordenador Regional de Atendimento do Sebrae Serra, Aldoir Morais.
Ele informa que a entidade está fazendo duas importantes campanhas para incentivar o consumo de produtos gaúchos, ou seja, produzidos e/ou comercializados pelas empresas do Rio Grande do Sul. Uma dessas campanhas se chama “Compra do Gaúcho“, que incentiva os consumidores, por meio das redes sociais, a adquirir produtos de empresas gaúchas. A outra iniciativa é uma rodada de negócios, promovida pelo Sebrae, voltada para micro-empreendedores gaúchos, ou então, empresas de pequeno porte. No portal da instituição (http.://portaldenegócios.sebrae.com.br/) é possível cadastrar tanto as empresas, quanto os produtos comercializados, assim como ter acesso a possíveis parcerias de negócio, trocas de experiência e, ainda, potenciais compradores. O coordenador Regional de Atendimento do Sebrae Serra ainda esclarece que essa iniciativa é uma importante ferramenta pensada pela instituição para conectar negócios e fazer a economia do Rio Grande do Sul voltar a girar.
Outra iniciativa que também pretende auxiliar os empreendedores gaúchos nessa retomada da economia local é um site que convida empresas a contratar fornecedores do Rio Grande do Sul. A plataforma foi criada por voluntários e permite que empreendedores e autônomos realizem o cadastro de negócios, no site, de forma gratuita.