O calendário de atividades que vai compor a programação de celebração dos 150 anos da imigração italiana no Estado foram elaboradas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). A instituição educacional recebeu nesta quarta-feira (10), a visita do Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese (a esquerda da foto), acompanhado do Cônsul-Geral da Itália no Estado, Valerio Caruso (no centro da foto). Ainda em agenda pela Serra Gaúcha, Cortese compareceu também a uma reunião com empresários locais, no Hotel Intercity, em Caxias.
No município, recentemente foi realizado o lançamento do selo comemorativo pela presença da imigração no Rio Grande do Sul, chancela que valida as ações que irão celebrar as festividades. Cerca de 40 entidades, empresas e pessoas da comunidade integram a comissão oficial responsável por organizar as celebrações do sesquicentenário da imigração, que deve contar com uma programação repleta de significados históricos e culturais.
Conforme o Cônsul-Geral da Itália do Estado, Valerio Caruso, as relações devem ser fortalecidas com trocas entre universidades brasileiros e italianas. Conforme ele, esse estreitamento de laços promovem o desenvolvimento cultural. Caruso evidencia ainda, projetos que devem ser desenvolvidos pelo consulado do Rio Grande do Sul.
A comitiva visitou a Serra desde a noite de terça-feira (9), e finalizou a agenda nesta quarta-feira (10). A visita visa o fortalecimento das relações históricas que devem ser evidenciadas nos 150 anos da imigração italiana Brasil celebrada neste ano e no Estado, comemorada em 2025.