A Prefeitura de Caxias do Sul divulga balanço das ações realizadas nos últimos 30 dias pelas equipes de servidores e do consórcio Luz de Caxias do Sul (PPP), que visam atender às solicitações de trocas de lâmpadas queimadas em todo o município. Foram trocados mais de 900 pontos de iluminação pública, desde o dia 08 de fevereiro até o momento, a troca foi realizada antes do prazo legal de início da operação da empresa que assumiu a PPP, que seria 15 de março.
O número de pontos substituídos é quase 80% da meta do plano piloto de transição operacional, que consiste na troca de experiências entre as equipes do município e da empresa, com o objetivo de ambientação territorial e de conhecimento do parque de iluminação pública da cidade. A empresa dispõe de cinco equipes de atendimento, três durante o dia e duas à noite.
O consórcio realizou um total de 946 atendimentos, que incluem a substituição de luminárias antigas por LED, proporcionando uma luminosidade mais intensa e eficiente, além de contribuir para a economia de energia elétrica do município.
Paralelamente, neste período as equipes de servidores municipais também realizaram um importante trabalho, atendendo cerca de 700 protocolos. Nesses casos, as trocas de lâmpadas queimadas foram realizadas sem uma divisão por regiões, exigindo deslocamentos conforme as demandas.
O contrato da PPP de iluminação pública prevê a implantação de lâmpadas em LED (mais eficiente e econômica que as lâmpadas comuns) nos cerca de 50 mil pontos do município e a manutenção do sistema por 24 anos. As trocas de lâmpadas ocorrem em todo o território do município, inclusive na área rural. A PPP prevê ainda a expansão do número de pontos de iluminação na cidade ao longo do contrato. A expectativa é de que cerca de 32% do total de luminárias seja equipado com tecnologia de gestão remota via telecontrole, tornando ainda mais eficiente o monitoramento e a manutenção do parque de iluminação pública em pontos estratégicos.
COM INFORMAÇÕES COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE CAXIAS DO SUL