A iniciativa prevê uma ampliação da parceria entre o Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios e permite que beneficiários solicitem o benefício por incapacidade temporária sem a necessidade de agendamento de perícia presencial com um médico federal. Atualmente, os segurados podem acessar os benefícios por meio do aplicativo Meu INSS, das agências do instituto e pela central telefônica 135. O tempo médio de análise dos pedidos é de 15 dias.
No Brasil, 2.600 agências dos Correios estão habilitadas para prestar o serviço, e no Rio Grande do Sul, inicialmente, serão 259 unidades. Na prática, a população pode solicitar o benefício diretamente em uma das agências, onde um funcionário será responsável por enviar digitalmente a documentação necessária. Caso prefira, o segurado pode iniciar o requerimento pela central 135 e terá um prazo de cinco dias para apresentar a documentação exigida em uma agência dos Correios.
O superintendente estadual dos Correios no Rio Grande do Sul, Christian Eduardo Silva Santos, destaca que o poder público enfrenta dificuldades para alcançar toda a população e que as agências, por estarem presentes em localidades distantes, podem contribuir para agilizar a concessão de benefícios a milhares de pessoas.
Segundo Santos, os funcionários das agências foram treinados e habilitados para realizar o atendimento. Em Caxias do Sul, além da agência central, a unidade localizada em Galópolis também prestará o serviço.
O horário de atendimento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. A agência central fica na rua Sinimbu, nº 1.951, esquina com a rua Visconde de Pelotas, enquanto a de Galópolis está localizada na rua Hércules Galló, nº 67. Outras agências centrais de municípios da Serra Gaúcha, como Farroupilha e Bento Gonçalves, também oferecem o serviço.