Com a finalidade de facilitar o acesso dos usuários às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além da formação de filas a central telefônica de agendamentos de consultas, o Agenda+UBS, opera desde agosto do ano passado, em Caxias do Sul. Inicialmente, seis UBSs receberam o serviço. Entre elas: Ana Rech, Bela Vista, Cristo Redentor, Cruzeiro, Eldorado e Rio Branco. Atualmente, os agendamentos ainda contemplam as UBSs do Santa Lúcia Cohab, São José e São Leopoldo.
Desta forma, os agendamentos via telefone são destinados a pacientes de 13 anos ou mais em casos de necessidade de marcar consulta, para acompanhamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Além do acompanhamento de transtorno mental leve, pessoas em uso contínuo de medicamento e que são acompanhadas na UBS. Quadros clínicos considerados leves devem seguir com atendimento sem agendamento prévio.
Recentemente, o serviço teve o horário de atendimentos ampliados, das 8h às 16h, iniciando uma hora antes do realizado anteriormente, além disso, os atendimentos deixaram de ocorrer por meio do WhatsApp. A modalidade adotada inicialmente visava suprir as dificuldades com o telefone fixo, o que se mostrou uma opção de resposta lenta para a população.
Conforme a diretora técnica operacional da Atenção Primária em Saúde, Marília Piazza, o serviço tem sido expandido gradativamente, o que promove comodidade para à população. Marília salienta que as consultas são agendadas para, no máximo, uma semana, além do serviço possibilitar a atualização do cartão SUS.
Para realizar o agendamento é necessário fornecer ao atendente o CPF e nome completo do paciente, para que haja uma conferência dos dados. O serviço está disponível pelo telefone 54 3290-4485 de segunda a sexta-feira. Em caso de não poder comparecer a consulta, o paciente deve entrar em contato com a central um dia útil antes para realizar o cancelamento.