Em visita ao Hospital Virvi Ramos, na tarde desta sexta-feira (27), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), assinou a liberação de R$ 8,3 milhões para a conclusão das obras da maternidade SUS da instituição. O valor será utilizado para a finalização do Centro Obstétrico, da UTI Neonatal e da Internação Obstétrica. A expectativa da direção do hospital é de que as modificações sejam concluídas em, no máximo, nove meses.
A estrutura, quando finalizada, vai contar com um Centro Obstétrico que terá sala de recuperação, duas salas de cesárea, três salas pré-parto, parto e pós parto, UTI Neonatal com 10 leitos e uma ala de internação obstétrica. A capacidade será para a realização de até 130 partos por mês.
A diretora-executiva da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen, cita que a maternidade deve ser uma referência no estado. Ela lembra que o Virvi Ramos já foi importante agente no materno-infantil.
Em entrevista coletiva o governador Eduardo Leite garantiu que já nos próximos dias os recursos vão estar na conta da instituição.
Sobre a manutenção dos serviços, a partir do momento em que as obras estiverem prontas, Eduardo Leite disse que o governo vai acompanhar o trabalho da instituição. As verbas para manutenção da maternidade serão tripartite, sendo oriundas da União, do Governo Estadual e do Município, conforme detalha o governador.
Vale destacar que o Virvi possui o materno-infantil operando em fase transitória desde o dia 1º de julho. O local não estava sendo utilizado pela instituição e será ocupado até a liberação da nova maternidade, referência para toda a macrorregião Serra, que corresponde a 49 municípios.
Após a solenidade, Eduardo Leite também conheceu a estrutura que vai abrigar a maternidade.