Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowiski, a resposta é sim, Ele conversou com a Rádio Caxias e traz algumas informações importantes sobre a convocação de mesários para as eleições municipais de 2024. Ele lembra que os três cartórios eleitorais de Caxias do Sul já iniciaram o envio das convocações para os presidentes de sessões e, posteriormente, para os primeiros mesários. Segundo ele, o objetivo é encerrar todo esse processo até o início de agosto, mais precisamente na primeira quinzena.
Edson Borowiski ainda explicou o que é preciso para se tornar um mesário voluntário nas eleições deste ano, e que ainda dá tempo. Pois, o Cartório Eleitoral de Caxias do Sul ainda não fechou a possibilidade de cadastramento de mesários voluntários, para se inscrever é preciso seguir os seguintes alguns passos, como acessar o site do TRE do RS. Além disso, Edson esclarece que, desde as eleições de 2022, foi disponibilizado uma ferramenta adicional: o chatbot do TRE, acessível pelo número de telefone *(51) 2312-2015* via WhatsApp. Os interessados em receber informações podem cadastrar esse número em seu celular e enviar mensagem para se inscrever também como mesário voluntário.
Questionado sobre os benefícios em ser mesário, Edson disse que que é oferecido: Auxílio Alimentação: Os mesários receberão um auxílio alimentação no valor de R$ 60; eles também têm Direito a Folgas: A Lei 9.504, no artigo 91, estabelece o direito a duas folgas para cada dia que o mesário estiver à disposição da Justiça Eleitoral. E, ainda, existem Vantagens em Concursos Públicos: A função de mesário é um exercício temporário de um cargo público. Portanto, em concursos, o mesário tem a vantagem do desempate em caso de notas iguais.
Conforme o chefe do Cartório Eleitoral de Caxias do Sul, em todas as eleições enfrentamos um índice de substituições em torno de 20%. Na eleição municipal, diversos impedimentos, como parentesco de candidatos, podem ocorrer. Portanto, ter um banco de mesários voluntários é fundamental para garantir o bom funcionamento do processo eleitoral.