Demandas comunitárias marcaram o primeiro encontro na Assembleia Geral da União das Associações de Bairros (UAB). Com a participação de mais de 100 presidentes de Associações de Moradores de Bairros (Amobs) e do secretário da Educação, Edson da Rosa, o diálogo entre líderes e comunitários e a administração pública foi enfatizado durante a reunião que ocorreu na sede da Associação. Entre as principais reivindicações está a utilização de espaços públicos como quadras de esporte.
Conforme o presidente da UAB, Valdir Walter, as quadras deixam de ser utilizadas aos finais de semana, em comunidades que muitas vezes não possuem nenhuma área para lazer. Ele salienta que a solicitação que é reivindicada há anos e que os espaços públicos devem ser melhor utilizados.
Outro tema levantado pelos representantes foi o novo sistema de cobrança de pedágios, o Free Flow. De acordo com Walter, a UAB não é contra os pedágios, mas sim, contrária aos valores elevados que são cobrados. Segundo ele, o novo sistema prejudica os condutores na forma de cobrança, principalmente pessoas de mais idade, de maneira que o sistema não foi previamente divulgado como deveria. O assunto vai seguir assim, em debate.
A Assembleia Geral ocorre uma vez por mês e conta com a presença de um dos secretários do município. Os encontros promovem a mobilização de todos os setores da sociedade, com intuito de oportunizar a participação das comunidades e propor reflexões, análises e demandas por parte do movimento comunitário.