No período, o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO Serra) realizou cerca de 308 operações na região, sendo que o número de prisões em flagrante chegou a 830. O comandante coronel, Eduardo Cunha Michel, assumiu as atividades gerenciais do CRPO Serra, no dia 4 de abril, deste ano. Tendo como objetivo a manutenção da segurança pública da região e, é claro, a integração das forças de segurança, situação que era também desafiadora.
Questionado sobre o balanço que ele faz da sua atuação, transcorridos pouco mais de dois meses, à frente ao CRPO Serra, o comandante coronel disse que considera o saldo de operações realizadas pela corporação, desde que assumiu o controle da unidade do CRPO Serra, positivo. Segundo ele, neste período, foram realizadas 192 prisões em flagrante, com a apreensão de 32 foragidos, sendo recolhidas 20 armas de fogo e 324 munições.
Na opinião dele, esses números refletem a soma de esforços do CRPO Serra, cuja área de abrangência envolve 19 municípios da região, a exemplo de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha; e demonstram que houve uma queda acentuada da criminalidade, nesta Microrregião do Estado. Além disso, o comandante coronel, adiantou que o efetivo policial no Estado deve ganhar um reforço considerável, até o final do ano. A expectativa é que se juntem as forças policiais do Rio Grande do Sul até 100 policiais militares, sendo que boa parte deles, poderá vir para Caxias do Sul, dada a relevância da região.
Entre as operações vigentes, destaca-se o policiamento em abrigos, situação que exigiu especial atenção das forças policiais, assim como, como o resgate a vítimas das enchentes, desde o início de maio, explica o comandante coronel do CRPO Serra