Os números da economia caxiense foram divulgados na manhã desta quinta-feira (13) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) Caxias do Sul e Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL). Segundo levantamento mensal, a economia da cidade apresentou um crescimento de 2% no mês de abril, se comparado a março. Conforme o Diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias, Tarciano Cardoso, o desempenho positivo foi puxado principalmente pelos setores de Serviços, que cresceu 3,8%, e da Indústria, que teve um aumento de 2%. Em contrapartida, o setor de Comércio apresentou uma leve retração de -0,9%.
Segundo Tarciano, ao se comparar o desempenho de abril de 2024 com o mesmo período do ano anterior, eliminando a sazonalidade, o indicador revelou um crescimento de 18,7%. De acordo com ele, todos os setores contribuíram para essa ascensão, com destaque para Serviços e Indústria, que aumentaram 21,6% e 21%, respectivamente. Ao se comparar o desempenho de abril de 2024 com o mesmo período do ano anterior, eliminando a sazonalidade, o indicador revelou um robusto crescimento de 18,7%. Todos os setores contribuíram para essa ascensão, com destaque para Serviços e Indústria, que aumentaram 21,6% e 21%, respectivamente.
Em abril, Caxias do Sul manteve 169.291 empregos, com 9.523 admissões e 8.258 desligamentos, resultando na geração de 1.265 novos empregos formais. Assim, a cidade possui mais de 169 mil postos de trabalho. A Indústria foi o setor que mais contratou, criando 901 vagas, enquanto o setor de Agropecuária registrou um saldo negativo, com a perda de 240 postos no período.