A economia de Caxias do Sul registrou no mês de fevereiro de 2025 uma leve alta de 0,8% em comparação a janeiro. O Comércio foi o principal responsável, com crescimento de 3%, seguido pelo Indústria com pequeno avanço de 0,6%. O setor de Serviços, porém, apresentou uma queda de -0,1. Os dados são da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), e foram apresentados à imprensa em entrevista coletiva ocorrida na manhã desta segunda-feira (7).
Comparando fevereiro de 2025 com o mesmo mês de 2024, eliminando a sazonalidade, observou-se queda de -0,8%. O setor de Serviços com alta de 6,9% e o Comércio registrou crescimento de 1,5%. Em contrapartida, a Indústria apresentou uma queda de -5,8%.
De acordo com o diretor de economia, estatística e planejamento da CIC, Tarciano Mélo Cardoso, existe uma acomodação no ritmo de crescimento, não só a nível local, mas nacional e internacional. Caxias, sendo um grande polo industrial, deve ter um crescimento menor em relação ao ano passado.
Conforme o economista, professor e assessor de economia e estatística da CDL, Mosar Leandro Ness, os principais fatores para o crescimento no setor do Comércio foi a alta das indústrias do ramo duro, ou seja, que fabricam ferramentas e peças, e a volta às aulas, que ocasionou nas compras de material escolar.
No indicador “acumulado 12 meses”, a atividade econômica mostra avanço de 5,7%. Ao se analisar individualmente por setor, o crescimento do setor de Serviços foi o mais expressivo com 12,1%, seguido pela Indústria, que cresceu 3,5% e o Comércio em ascensão com 1,4%.