No mês de janeiro de 2025, a economia caxiense registrou uma queda de -1% em comparação com o mês anterior, dezembro de 2024. O setor de serviços foi o principal responsável, com recuo de -9%, seguido pelo comércio, com redução de -2,8%. A indústria, porém, apresentou crescimento de 4%.
Comparando janeiro de 2025 com o mesmo mês em 2024, eliminando a sazonalidade, houve crescimento de 2,7%. O setor de serviços teve alta de 8,2% e a indústria teve crescimento de 1%. Apenas o comércio contou com queda, de -1,8%. Os dados são da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
Tarciano Mélo Cardoso, diretor de economia, estatística e planejamento da CIC, afirma que é preciso olhar para o mês de janeiro com cautela. principalmente por conta das férias coletivas. Ele também destaca que apesar disso, o nível de compras industriais foi significativo no primeiro mês do ano.
Conforme o economista, professor e assessor de economia e estatística da CDL, Mosar Leandro Ness, é típico de janeiro haver queda no comércio pois é um período de férias, com muitas pessoas saindo da cidade. Porém, ele frisa que no índice de 12 meses, eliminando a sazonalidade, o saldo é positivo para o setor do comércio.
No indicador “acumulado de 12 meses”, há aquecimento de 6,6% da atividade econômica em Caxias do Sul. Analisando individualmente por setor, o crescimento do setor de serviços foi o maior, com 13,5%, seguido pela indústria, que cresceu 4,6% e o comércio teve alta de 1%.