O prédio da Receita Federal em Caxias do Sul está desativado desde o dia 25 de julho em decorrência de um incêndio que atingiu a estrutura localizada no bairro Rio Branco. O incidente de pequenas proporções não deixou ninguém ferido, mas interrompeu os serviços, visto que são necessárias reformas para o prédio voltar a ser usufruído.
As causas do fogo ainda são desconhecidas, uma vez que o laudo da perícia da Polícia Federal ainda não foi concluído. Entretanto, um laudo das condições da estrutura já foi entregue. Com isso, as equipes estão cientes de que serão necessárias reforma na rede elétrica, sistema de ar condicionado, telhado e forro do segundo pavimento. Para isso a expectativa é de que um processo licitatório seja aberto até o fim do ano para as melhorias.
O delegado da Receita Federal, Leandro Tessaro Ramos, detalha as reformas necessárias. Além disso, ele explica que um chamamento público também deve ser feito até o final deste ano para que a Receita alugue um espaço para centralizar os serviços durante a reforma do prédio. Nesse processo proprietários de prédios, que estejam dentro dos requisitos, poderão colocar as estruturas à disposição para serem locadas.
Enquanto isso, os atendimentos da Receita Federal estão alocados na unidade Tudo Fácil do Shopping Bourbon San Pellegrino. No local são prestados atendimentos das 13h às 17h. Leandro Tessaro Ramos explica que alterações foram necessárias, porém os atendimentos já estão praticamente normalizados.
Os serviços foram alocados para o shopping em parceria firmada com o Governo do Rio Grande do Sul.