O distrito de Santa Lúcia do Piaí, no interior de Caxias do Sul, será contemplado com 46 quilômetros de redes de água, entre obras em andamento e que serão lançadas até o final de março. A informação foi dada pelo diretor-presidente do Samae, João Uez, durante a inauguração de uma extensão na Estrada Francisco Giacomin, que responde por 1,5 quilômetro desse montante.
Um dos investimentos será a construção de uma adutora de 14 quilômetros que, a partir de Vila Oliva, ligará Santa Lúcia ao Sistema Marrecas. Atualmente, o distrito é abastecido por poços artesianos. Uez explica que o manancial se soma e não irá substituir as outras formas de abastecimento, visando aumentar a segurança hídrica do distrito.
A implantação de uma extensão de seis quilômetros está em andamento na Estrada Claudino Costa. Entre as obras que serão lançadas nos próximos meses, Uez cita uma rede de 12 quilômetros em Camandulli e outra de cinco quilômetros até Faria Lemos.
O diretor-presidente destaca os 46 quilômetros de redes que serão implantados e o trabalho que será realizado em diferentes comunidades.
Na Estrada Francisco Giacomin foram investidos R$ 147 mil para atender, inicialmente, 17 famílias. O investimento não teve custos para os moradores, conforme determina o Programa Água Boa, criado em julho para ampliar o abastecimento na zona rural do município.
