A Diocese de Caxias do Sul se prepara para a abertura do Jubileu de 2025, o Ano Santo que recorda os 2025 anos do nascimento de Jesus, com o tema “Peregrinos da Esperança”. A abertura será no dia 29 de dezembro, domingo, às 18h, na Paróquia São Pelegrino. Lá, o bispo diocesano, Dom José Gislon, dará início ao rito de abertura do Ano Santo. Logo depois, em peregrinação, todos sobem até a Catedral de Santa Teresa D’Ávila, onde, na porta, é feita a saudação à cruz e a entrada solene de todo o povo na Igreja-Mãe da Diocese, onde segue o rito da Missa.
Segundo o bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon, o roteiro de peregrinação foi traçado levando em consideração a facilidade de deslocamento dos fiéis de outras cidades da região fazendo com que todos tenham acesso ao momento de reflexão.
As atividades terão início em Roma no dia 24 de dezembro, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro e nos dias seguintes nas basílicas de Santa Maria Maior, São João do Latrão e São Paulo Fora dos Muros, no conjunto das quatro basílicas papais. Neste Jubileu, o Papa Francisco também irá abrir uma Porta Santa numa penitenciária de Roma.
O que diferencia este Jubileu dos anteriores é a peregrinação, como o próprio tema diz. Antes da Missa de abertura, em todas as dioceses deve ser feita uma breve peregrinação de uma igreja até a Catedral Diocesana.
A bula do Papa Francisco determina que no presbitério da Catedral permaneça, ao longo de todo o Jubileu uma cruz em destaque. E pede que o crucifixo tenha relevância histórica para a comunidade. Na Diocese de Caxias do Sul, o símbolo usado será uma cruz datada de 1892, trazida pelos padres palotinos que atendiam a Colônia Caxias e a Igreja Matriz de Santa Teresa.
Na Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon, determinou sete igrejas como locais de peregrinação para os fiéis. Elas estão localizadas nas sete Regiões de Pastoral da Diocese. Ao longo do ano de 2025, a proposta é que diversos grupos, como ministros, catequistas, zeladoras, dentre outros, possam celebrar o Jubileu dos Peregrinos da Esperança nas diversas regiões.
Confira a programação:
1 – Catedral Diocesana de Caxias do Sul
2 – Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
3 – Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Bento Gonçalves
4 – Igreja Matriz São João Batista e Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Nova Prata
5 – Igreja Matriz da Paróquia São João Batista, de Dalto Filho, município de
Imigrante, região pastoral de Garibaldi
6 – Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, município de Antônio Prado, região pastoral de Flores da Cunha
7 – Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Paula, município e região pastoral de
São Francisco de Paula
Cada uma dessas igrejas estará identificada com um banner e uma vela do Jubileu.