O termo migrar pode ser utilizado para qualquer pessoa que sai de um local habitual para outro, seja região, estado ou país, está é a ação. Podem ser diferenciados os termos imigrante, para quem deixa o país de origem e vai para outro, isto é, um movimento externo e migrante para um movimento realizado internamente, como troca de região e estados.
O Centro de Informações ao Imigrante (CIAI), que está dentro da Secretaria Municipal da Segurança Pública e Proteção Social, realiza uma programação especial para celebrar a data do Dia Internacional da Pessoa Migrante. Um painel intitulado “Vozes do Mundo: Histórias e Caminhos de Migração” trará reflexões com representantes da Venezuela, Cuba e Haiti. Em parceria com o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), um momento também será destinado para orientações e saciar dúvidas do processo de regularização migratória.
O coordenador do CAM, Adriano Pistorelo analisa o cenário de Caxias do Sul quanto a receptividade de pessoas que vem de diferente localidades. Ele cita que existem gerações de não caxienses, pessoas que foram incentivadas por diferentes motivos a fixar residência na cidade da Serra.
A característica consolidada por Caxias como uma cidade industrial e o processo de crescimento até os dias atuais foi conquistado pelo trabalho de pessoas de diferentes origens e histórias diversas.

