Neste mês é celebrado o Dezembro Laranja, para conscientizar a população sobre o câncer de pele. Hoje, o câncer de pele é o mais frequente e responde por 30% dos diagnósticos de tumores malignos no país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O Rio Grande do Sul tem um índice alto desse tumor por conta da origem europeia da maior parte da população e os agricultores são os mais atingidos pelo contato frequente com o sol. A Rádio Caxias conversou com uma médica dermatologista sobre o assunto.
A médica Sabrina Kahler explica que a região da Serra Gaúcha sofre muito com essa questão do câncer de pele justamente por ser uma região de colonização italiana e alemã, com pessoas de pele muito clara. E além disso, há um buraco na camada de ozônio sobre o estado gaúcho, que aumenta essa exposição ao sol, principalmente os agricultores.
As recomendação da Drª Sabrina Kahler para quem trabalha com a agricultura ou outro trabalho de forte exposição ao sol para evitar o câncer de pele é a utilização de roupas adequadas e o protetor solar.
A campanha Dezembro Laranja foi criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. O câncer de pele é o mais frequente no Brasil, mas quando descoberto no início a doença tem mais de 90% de chance de cura.