Depois de diversos percalços devido as condições climáticas das últimas semanas, acontece às 09h desta quinta-feira (27), a detonação da antiga ponte da BR-116, localizada entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. A ação é necessária em decorrência da estrutura ter colapsado em 12 de maio e com isso, a nova passagem será construída. No total, serão usados 2 mil quilos de dinamite. Os explosivos já estão sendo instalados nesta quarta-feira (26) e a implosão ocorrerá mesmo com chuva.
Para segurança de todos, as ruas e estradas de Nova Petrópolis que levam à antiga ponte sobre o Rio Caí serão isoladas às 8h30min, porém não será necessária a desocupação das casas. A BR-116 será fechada na goleira próxima à antiga ponte, já as ruas que levam a Linha Temerária e São José do Caí serão fechadas 800 metros antes da rodovia federal. Também haverá restrições nos acessos à ponte em Caxias do Sul. A previsão de liberação do trânsito é para às 9h20min do mesmo dia.
Além disso, homens do Exército Brasileiro já atuam na vigilância da região e farão também o monitoramento dos acessos à ponte durante a implosão. A empresa responsável pela ação também fará a remoção e destinação dos resíduos contaminados, como é o caso da massa asfáltica que revestia a pista da ponte.
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no RS, Hiratan Pinheiro da Silva, comenta um pouco de como está os trabalhos na parte da estrutura da ponte provisória, principalmente na parte que foi danificada com as chuvas do dia 16 de junho.
Com isso, as obras da provisória vão atrasar pelo menos 30 dias do que estava previsto para a entrega. Mesmo assim, ele projeta a possibilidade de entrega da ponte metálica ainda em julho e reforça que a obra da ponte definitiva será feita paralelamente.
O investimento previsto para a ponte definitiva é de R$31 milhões.