O montante é proveniente de uma emenda parlamentar do deputado federal Mauricio Marcon (Podemos). Com isso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Forqueta receberá R$ 1 milhão. Na última semana, Marcon, acompanhado do ex-vereador e presidente municipal do Partido Liberal (PL), Mauricio Scalco, entregou um cheque simbólico à vereadora e presidente do bairro Forqueta, Sandra Bonetto (Novo).
Entre as melhorias previstas para a unidade estão a readequação do telhado e do piso, além da instalação de um toldo para facilitar o acesso da população à UBS. Conforme Sandra, o local é responsável por atender 14 comunidades de Forqueta, de maneira que os recursos são fundamentais para as reformas.
Segundo Marcon, a destinação dos recursos do mandato priorizou áreas como a saúde. A unidade foi escolhida após a identificação de problemas estruturais e da necessidade de melhorias no local.
Apesar da ausência de representantes do Executivo no ato simbólico, o repasse será administrado pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, responsável por licitar e executar as melhorias na UBS de Forqueta.
A relação entre Marcon e o governo municipal tem sido marcada por divergências. O deputado já manifestou diversas críticas à gestão de Adiló Didomenico (PSDB) e, desde a eleição, evita aproximação com o Executivo caxiense.