A presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana da Assembleia Legislativa do RS, deputada estadual Bruna Rodrigues (PCdoB), esteve na Serra Gaúcha promovendo o debate sobre a intolerância religiosa. A parlamentar relata o aumento no número de casos de intolerância e exemplifica que muitas pessoas têm ligado para a Brigada Militar para denunciar práticas religiosas de matriz africana.
A vinda da deputada para Farroupilha é resultado de algumas demandas que foram apresentadas por lideranças religiosas para a parlamentar. As reivindicações são consideradas urgentes pelo gabinete da deputada no enfrentamento ao preconceito e à desinformação. Bruna Rodrigues discorre que também é religiosa e praticante, e acredita que as perseguições também estão interligadas com casos de racismo.
A deputada opina quanto a existência de um estado laico que permite a liberdade religiosa.
O encontro no município de Farroupilha também discutiu sobre o fortalecimento da cultura afro-religiosa e a ampliação de atividades educativas e culturais voltadas à valorização das tradições de matriz africana.
A Audiência Pública reuniu representantes da Associação Cultural Umbandista Farroupilha (CUF), do Conselho Superior de Umbanda da Serra Gaúcha (Consusg) e de lideranças da Assembleia Legislativa.