O 28º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos de Uva e Espumantes de Caxias do Sul – Safra 2025 encerra, nesta quinta-feira (31), a etapa de degustação das 385 amostras inscritas, produzidas por 39 vinícolas participantes. A avaliação teve início na terça-feira (29) e envolve 29 profissionais renomados do setor vitivinícola. Ao todo, 18 categorias compõem a competição.
Nesta edição, duas novidades marcam a avaliação, pela primeira vez, os jurados foram divididos em três mesas de degustação, anteriormente eram quatro, e, pela primeira vez, uma mulher coordena uma das mesas. A responsável é a engenheira de alimentos e doutora em Biotecnologia, Fernanda Spinelli.
De acordo com o engenheiro agrônomo e coordenador do evento, Paulo Roberto Dullius, o número de amostras inscritas nesta 4ª edição é considerado recorde, o que exigiu ajustes na divisão das mesas. Ele destaca a mobilização das vinícolas e a expectativa pela próxima etapa do concurso, que culmina na divulgação dos vencedores.
O primeiro dia de avaliação foi dedicado aos vinhos de mesa (brancos, rosados e tintos, tanto a granel quanto engarrafados). Na manhã de quarta-feira, foram analisados os vinhos de variedades viníferas (brancos, rosados e tintos), os vinhos de mesa suaves (divididos em brancos e rosados, e em tintos) e os sucos de uva (também divididos entre brancos, rosados e tintos). Já nesta quinta-feira, os avaliadores analisam os vinhos engarrafados (brancos, rosados e tintos) e os espumantes nas categorias brut/extrabrut, nature e moscatel. Ao final, serão entregues os certificados aos avaliadores.
A premiação será realizada no dia 27 de setembro, no Salão de São Romédio. Em alusão aos 150 anos da Imigração Italiana, será entregue pela primeira vez o Troféu La Traversata – 150 Anni, inspirado na travessia dos imigrantes pelo Oceano Atlântico. A honraria será concedida à amostra com maior pontuação (calculada pela mediana) entre os produtos engarrafados. O concurso também manterá os tradicionais prêmios Grande Ouro, Ouro, Prata, Bronze e Pipa Destaque.