Começa nesta terça-feira (1°) o prazo para entrega da Declaração Anual de Rebanho do ano de 2025. Os produtores tem até o dia 30 de junho para encaminhar os documentos para a Inspetoria Veterinária municipal. Esse atendimento pode ser procurado presencialmente, em três pontos disponíveis em Caxias do Sul e online. Além da Inspetoria que fica próxima ao Parque dos Macaquinhos (Av. da Vindima, 1855), os produtores pode buscar pelos postos nas subprefeituras de Criúva e Vila Seca.
Já quem possui domínio da tecnologia pode fazer o processo de forma digital. A etapa pode ser realizada com a senha do Sistema de Defesa Agropecuária (SDA) pela internet. Se for optado por essa modalidade é recomendada atenção para garantir o preenchimento e envio correto da declaração para evitar constar como inadimplente.
Essa declaração precisa ser feira por proprietários e produtores de bovinos, búfalos, suínos, aves e equinos. Atualmente, Caxias do Sul contabiliza 3.580 propriedades rurais ativas e 7.391 produtores. No ano passado, 1.222 pessoas não fizeram a declaração e constaram como inadimplentes. A médica veterinária da Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA), Luiza Virginia Caon, explica que a documentação visa controlar a produção municipal.
Além da listagem dos animais, os produtores também precisam ter em mãos os dados do Incra, o Número de Identificação Fiscal (NIF) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), além dos lindeiros da propriedade.
Detalhando os números, conforme os documentos de 2024, Caxias do Sul tem hoje cerca de 38 mil cabeças de bovinos e búfalos, 8,3 mil suínos, cinco mil ovinos e cinco mil equinos. Outros seguimentos mais específicos, como apicultores, piscicultores, meliponicultores e produtores de pássaros também tem o dever de declarar.