No próximo sábado (9), o Juventude decide as quartas de final em jogo único, fora de casa, e terá como adversário o Guarany, em Bagé. A equipe bageense chega para esse segunda fase em boa campanha, considerada por muitos a grande surpresa da competição, por ser um clube que retornou da Divisão de Acesso e conta com um dos menores investimentos da elite gaúcha.
O Índio terminou a fase classificatória na quarta colocação, com 16 pontos, somando quatro vitórias, quatro empates e três derrotas. Uma das derrotas, foi justamente para o Papo, na segunda rodada, quando foi goleado por 4 a 1 na Montanha dos Vinhedos.
Após esse placar negativo, o time alvirrubro só voltou a perder na última rodada, para o Grêmio, na Arena. Durante essa primeira fase o Guarany surpreendeu, inclusive vencendo o Internacional, por 2 a 1, e empatando com o Brasil de Pelotas fora de casa.
A boa campanha do clube de Bagé foi histórica. O único bicampeão gaúcho do interior será o primeiro clube da fronteira a disputar uma competição nacional, pois classificou-se para o Brasileirão – Série D de 2025.
Como personagens principais dessa equipe na primeira fase, há o treinador Wiliam Campos, de apenas 36 anos, sendo o técnico mais jovem do estadual. Dentro de campo, o goleiro Rodrigo Mamá defendeu três pênaltis, e o centroavante Michel termina essa fase na artilharia, com 5 gols. Além claro, do meia Wilson Júnior que é tido como o craque do time.
Outra grande figura é o presidente Tato Moreira, conhecido pelo sua personalidade descontraída. Após a vitória diante do São Luiz, na penúltima rodada, ele acabou viralizando nas redes sociais com um vídeo, onde faz declarações bem inusitadas no vestiário.
Guarany e Juventude duelam às 20h30 do próximo sábado, no Estádio Estrela D’Alva. O Alviverde precisa vencer para se classificar, enquanto os mandantes jogam apenas por um empate, pelo motivo de terem terminado a primeira fase melhor colocado em relação ao Ju.