Desde fevereiro de 2023, a Concessionária da Serra Gaúcha (CSG) vem utilizando um asfalto produzido com borracha moída de pneus reciclados, conhecido como Ecoflex B-3G, para pavimentar as estradas sob sua administração.
Esse material, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LAPAV) e produzido pela Greca Asfaltos, oferece uma solução sustentável e eficiente ao utilizar produtos descartados que não podem ser reutilizados. O uso dessa tecnologia não apenas contribui para a preservação ambiental, mas também aumenta a durabilidade das estradas em até cinco vezes em comparação com os asfaltos convencionais, garantindo mais segurança e economia a longo prazo. De acordo com o consultor de tecnologia em asfaltos da CSG, Armando Morilha, a iniciativa tem mostrado resultados significativos.
Já foram aplicadas mais de 95 mil toneladas de asfalto, o que corresponde a 4,7 mil caminhões carregados. Cerca de 240 km foram restaurados utilizando o produto sustentável de um total de 271,5 km concedidos.
Vantagens do asfalto-borracha
- Durabilidade até 5 vezes maior em relação ao asfalto convencional;
- Destinação sustentável para pneus sem possibilidade de reuso;
- Redução nos custos de conservação do pavimento;
- Redução de emissão de poluentes durante a usinagem;
- Durante a pavimentação, mais agilidade para liberação da pista ao tráfego em relação ao asfalto tradicional, devido a redução do tempo de resfriamento da mistura;
- O asfalto-borracha faz com que o pavimento sofra menos danos causados pelo alto fluxo de tráfego e pelas condições climáticas, proporcionando maior vida útil.
- Menos suscetível à formação de trilhas de roda, reduz o risco de aquaplanagem e melhora a frenagem e aderência dos veículos em comparação ao asfalto convencional, garantindo maior segurança para os motoristas.