Vítima de um infarto, segundo informações de familiares, Hilton Antonio Mendonça Britto, 88 anos, faleceu na manhã desta terça-feira (28). O radialista estava em casa e se tratava contra um câncer no pulmão. Viúvo e pai de dois filhos, entre eles, o jornalista Britto Júnior, Hilton Britto foi atleta e dirigente do Grêmio Esportivo Flamengo (SER Caxias), da Associação Caxias (União de Caxias e Juventude) e também do Esporte Clube Juventude. Na imprensa, participou de jornadas esportivas da Rádio Caxias já nos anos 1960. Foi repórter e narrador, depois atuou como comentarista esportivo também com destaque no programa Campo Neutro.
Mas foi na comunicação, através do rádio, que Hilton Britto deixou grandes marcas, entre elas, o humor com traços de ironia e sátira em seus comentários. Natural de Cachoeira do Sul (RS), Britto sempre utilizou nos programas radiofônicos, que apresentava ou participava e também em jornadas esportivas, frases fortes e jargões, que construíram sua própria identidade dentro do futebol. Frases ou palavras como “tudo cessa quando um valor maior se levanta”, “futebol é uma coisa que, quando mais se estuda, menos se entende” e “oremos”, palavra utilizada quando algum jogador fora contratado com a “suspeita de que jogava pouco” ou que estava correspondendo em campo e mostrando pouco futebol.
Brito atuou em Caxias do Sul também na empresa Nicola (Marcopolo). Entretanto, sempre dizia para todos os amigos que uma de suas maiores paixões, desde criança, era o futebol. Foi nesse sentido, que por inúmeras equipes atuou como atleta em clubes de futebol amador da cidade.
Com o passar do tempo, o comentarista Hilton Britto, além do início pela Rádio Caxias (1960), nos anos 1980, também integrou a programação da Rádio São Francisco com o programa Sala de Esportes e em anos intercalados, foi comentarista esportivo na emissora caxiense. Nos anos 2000, Britto voltou para a Rádio Caxias como comentarista. Brito também passou por outras emissoras e fez parte do programação esportiva da UCS TV.
As últimas homenagens estão sendo prestadas na Capela E do Memorial São José. O sepultamento acontecerá às 17h no Cemitério da Sociedade do Bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias do Sul.
Acompanhe, em áudio, trechos de entrevista de Hilton Brito ao programa Caxias Memoria da Rádio Caxias no dia 02 de agosto de 2008.
“Um torcedor do Caxias e do Juventude”
“ A saída do Flamengo para o Juventude”