Uma menina de apenas dois anos morreu com a suspeita de meningococcemia nesta terça-feira (11) em Bento Gonçalves. Diante do fato, a prefeitura de Bento Gonçalves emitiu uma nota de esclarecimento acerca do caso e se solidarizou com os familiares.
Confira o comunicado do município:
“As secretarias de Saúde e de Educação lamentam o ocorrido com uma criança da EMI Arco-íris da Alegria e se solidarizam com os pais, familiares e a comunidade escolar. Após notificação do Hospital Tacchini sobre um caso suspeito de meningococcemia na referida escola, a Secretaria de Saúde (SMS) esclarece que tomou todas as medidas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para prevenção a novos casos da doença. A Secretaria da Saúde reitera que o comunicado com orientações que está circulando nas redes sociais apresenta procedimentos que devem ser tomados exclusivamente pelas crianças da mesma sala de aula, não sendo necessários para outras escolas do Município. Também não haverá a interrupção de atividades. A SMS e a Secretaria de Educação estão em contato com os profissionais da escola, oferecendo todo suporte necessário, além de monitorar a situação para proteger a saúde da população.”
A meningite é um processo inflamatório que pode ser causada por agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos, entre outros) e os agentes não infecciosos (traumatismo). A imunização contra a doença está disponível em todas as unidades de saúde.
Formas de prevenção:
- lavar as mãos com água e sabão;
- manter o ambiente arejado;
- higienização dos ambientes de circulação de pessoas com água e sabão.
Alguns sintomas observados em pacientes maiores de um ano de idade são:
- febre, dor de cabeça, náusea e vômito, rigidez de nuca, confusão mental, sonolência e sinais de irritação.
- Em caso de sintomas, deve ser procurada a unidade de saúde mais próxima.”