O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) realiza, na próxima segunda-feira (8), em Bento Gonçalves, a palestra “Comissão de Ética Médica: Competências e Funcionamento”, com foco na atuação e na formação das comissões de ética hospitalar. O encontro acontecerá no Hospital Tacchini, a partir das 18h30, e contará com a participação da médica Laís Leboutte, segunda secretária do Cremers, e da corregedora da entidade, Márcia Vaz.
De acordo com Laís, a iniciativa tem como objetivo aproximar o Conselho dos profissionais e esclarecer dúvidas sobre o exercício ético da medicina. Entre os temas abordados, estará a finalidade das comissões de ética médica dentro das instituições hospitalares.
Formadas por médicos eleitos pelo próprio corpo clínico, as comissões são responsáveis por avaliar situações que levantem dúvidas quanto à conduta ética de profissionais. A médica ressalta que a função principal é fiscalizar o exercício da profissão, zelando pelo cumprimento do Código de Ética Médica.
Conforme resolução do Conselho Federal de Medicina, todas as instituições com mais de 30 médicos em seu corpo clínico devem possuir uma comissão de ética. Em geral, elas são compostas por seis profissionais — três efetivos e três suplentes — podendo variar de acordo com o porte da instituição.
Além da pauta principal, o encontro também será um espaço para diálogo e troca de experiências. O convite é extensivo a médicos de toda a região, incluindo municípios vizinhos como Farroupilha e Caxias do Sul. A palestra acontece no auditório do Hospital Tacchini, a partir das 18h30.