O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Belém na manhã desta quarta-feira (19) para uma série de encontros com negociadores nesta reta final de COP30 no Brasil. Na agenda, estão audiências com ministros dos grupos negociadores da União Europeia, países árabes, China, Índia, Indonésia e África, além de encontros com a sociedade civil e povos indígenas.
A expectativa é que a presença do presidente ajude a avançar nas discussões sobre temas que ainda não tiveram consenso, como financiamento climático, a lacuna das metas climáticas apresentadas, medidas unilaterais de comércio e relatórios de transparência.
Outro objetivo do retorno de Lula à COP30 também é reforçar a importância de um acordo sobre um “mapa” para o fim do uso de combustíveis fósseis. A ideia, defendida nos discursos na Cúpula dos Líderes e na abertura da COP30, é que o tema ao menos conste na declaração final como algo a ser trabalhado pelas próximas COPs.
Nesta quarta-feira, a presidência brasileira da Conferência também discute o “Pacote de Belém”, como está sendo chamado o documento final desta COP, após ter apresentado um primeiro rascunho às delegações na última terça-feira (18).
Os organizadores da COP30 esperam que as discussões sejam articuladas e definidas a partir desta quarta-feira com um amplo debate entre as delegações e a definição das primeiras metas da Conferência que segue até a sexta-feira (21). De acordo com os diferentes departamentos da COP30 o caminho deve seguir para uma só direção: não dá mais para esperar. O clima e a natureza precisam da ajuda do homem e das nações. Essa foi a ideia defendida pelo Secretário Extraordinário para a COP30, Valter Correia da Silva, durante entrevista à reportagem da Rádio Caxias.

O repórter Tales Armiliato acompanha todas as informações da COP30 direto de Belém (PA). Acompanhe a participação do jornalista durante o programa Jornal do Meio-Dia desta quarta-feira (19).
A cobertura da Rádio Caxias tem o apoio de:
Assembleia Legislativa: Pacto RS 25. O crescimento sustentável é agora.
Sua empresa gera resíduos? Biosys ambiental. Soluções em resíduos industriais.
