Uma das marcas de espumante que mais vende no Brasil (Líderes de Vendas, da Abras), a Cooperativa Vinícola Garibaldi embarca para Minas Gerais para articular, na Superminas Food Show, a sua expansão no mercado do Sudeste. As estratégias para isso incluem a apresentação de um mix com rótulos exclusivos, lançamentos especiais e bebidas premiadas, além de sua linha zero álcool, entre os dias 21 e 23 de outubro.
A região sudeste representa 26% do faturamento da quase centenária cooperativa, cuja produção de uva envolve 470 cooperados de 270 famílias de pequenos agricultores em mais de 15 municípios da Serra Gaúcha, que transformaram o terroir local em sinônimo de excelência e autenticidade através da elaboração de sucos, vinhos e espumantes reconhecidos nacional e internacionalmente.
Isso se manifesta, por exemplo, no inédito vinho branco Garibaldi In Veritas Irsai Oliver, elaborado no país com exclusividade pela marca gaúcha e lançado neste ano, sendo parte do portfólio presente na Superminas – segundo maior evento supermercadista do país. A bebida introduz no mercado brasileiro um vinho elaborado com a uva homônima, de origem húngara, cultivada em seu vinhedo experimental – uma espécie de laboratório com cerca de 60 variedades que passam por testes de resistência climática, adaptação ao terroir e potencial enológico. O novíssimo rótulo traz diferentes camadas aromáticas, destacando principalmente os aromas primários Moscatéis, frutas tropicais e flores brancas.
Outro lançamento de 2025, este na seara borbulhante, é o espumante Garibaldi Floratta. A bebida chega a Minas com uma recente e reluzente medalha de grande ouro, obtida em setembro no 14º Concurso do Espumante Brasileiro. Doce, leve e refrescante, apresenta coloração rosa blush e aromas com notas de frutas vermelhas. Em boca, é delicado e cremoso. Conhecido do portfólio da marca, o campeão de premiações – e de vendas – Garibaldi Moscatel desembarca com nova roupagem e o conteúdo de sempre: um espumante com equilíbrio de acidez e açúcares que conquista jurados por onde passa. Por esse motivo, se apresenta em sua edição Grand Or, em alusão à grande medalha de ouro recebida neste ano na França, no concurso Citadelles du Vin. A deferência é exclusiva a produtos que conquistaram notas acima de 93 pontos – no caso, o produto brasileiro atingiu 95,25 pontos.
Também novidade são os vinhos da tradicional linha Garibaldi Vero, antes composta apenas por espumante, e que agora chega com dois rótulos de vinhos tranquilos: um merlot e um Riesling – ambos jovens, sem passagem por madeira e vinificados na safra 2025. Ainda no universo dos vinhos, a linha Garibaldi, que passou por um estudo de rebranding. Agora nominada Garibaldi Memórias, o nicho de produtos exalta os principais ciclos que moldaram a trajetória da cooperativa. Por isso, cada rótulo vem acompanhado da serigrafia de um ano marcante, como o de 2010, escolhido para a apresentação da linha. Nesse caso, a estreia foi com um vinho até então inédito no portfóllio da marca, o Moscato Giallo. Naquele ano, a cooperativa renovou sua identidade visual e passou a agregar mais valor a seus produtos. Também integram essa linha os vinhos Cabernet Sauvignon e Merlot, com lançamentos em 2025, além dos Chardonnay, Sauvignon Blanc e Pinot Noir, que chegarão ao mercado em 2026.
A Cooperativa Vinícola Garibaldi aproveitará sua presença na Superminas para divulgar, ainda, sua linha de produtos zero álcool. Um dos destaques comprova como a cooperativa está preocupada em lançar produtos que agreguem novas experiências ao consumidor. É o caso do Relax Alcohol Free, primeiro frisante do mercado brasileiro não alcoólico. Elaborado com uva Moscato e carbonatado artificialmente, apresenta um bom equilíbrio entre frescor e vivacidade, com borbulhas leves e suaves. Outro destaque desse nicho de bebidas é o Garibaldi Prosecco Zero Álcool, primeiro do gênero no país. Ele é elaborado a partir de suco de uva Prosecco, sendo gaseificado lentamente em autoclaves. Seus aromas lembram frutas cítricas como lima e limão e trazem notas de mel. Em boca, tem paladar equilibrado, com prevalência da acidez em relação ao açúcar. Tendência de consumo, os produtos zero álcool também terão a companhia de outros rótulos desse padrão, caso do mais antigos ICE e ICE Rosé e dos recentes Moscato e Moscato Rosé.
Texto: Assessoria de Imprensa Cooperativa Vinícola Garibaldi