Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Geral

Convênio entre Município e UCS possibilita a castração gratuita de 1.600 pets em Caxias

  • Noriana Behrend
  • 12/02/2024
Foto por Adriano Chaves

As castrações ocorrem a partir do convênio formado entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e foram realizadas entre setembro de 2023 e janeiro deste ano.  No total, 1.688 cães e gatos de tutores de baixa renda realizaram o procedimento sem nenhum custo. Diante das castrações solicitadas diretamente pela SEMMA e que fazem parte da parceria, os animais ainda contam com transporte gratuito que é agendado com antecedência.

Segundo dados, do total de castrações, 871 foram feitas em machos e 817 em fêmeas. A média diária foi de 24 cirurgias. No mesmo período, ocorreram cerca de 76 consultas clínicas, 10 de emergência, seis com especialistas e 530 diárias de internação. Diante dos transportes gratuitos, a UCS transportou 1.147 pets em quase quatro meses. A equipe diária de atendimento inclui duas telefonistas para agendamentos e quatro médicos veterinários, além de auxiliares que são bolsistas do curso de Medicina Veterinária, da Universidade.

Todos os procedimentos são realizados pelo Instituto Hospital Veterinário (IHV). Conforme o coordenador do Departamento de Proteção Animal (DPA) da Semma, Paulo Bastiani, os atendimentos também são voltados para a assistência de animais que se encontram no Canil Municipal. Ele evidencia que a projeção é que um maior número de animais possam ser atendidos pelo serviço.

O convênio prevê ainda a utilização da unidade móvel do Instituto Hospital Veterinário IHVET para a realização de castrações em machos, entre essas castrações, mutirões foram realizados nos bairros Santa Fé, Belo Horizonte, Jardim Eldorado, Ana Rech, Fátima Baixo e Villa Lobos. As castrações são gratuitas para famílias que comprovem condição de vulnerabilidade social mediante preenchimento de ficha disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade ou na sede da SEMMA, que está localizada na Rua Dom José Barea, 1.501, bairro Exposição, junto à Maesa e possui horário de funcionamento das 10h às 16h.

Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Caxias do Sul
  • Geral
  • Região

EGR realiza obras em três estradas da Serra Gaúcha e Região das Hortênsias

  • Keize Machado
  • 12/02/2024
ler post
Próximo Artigo
  • Caxias do Sul
  • Geral

Vereadores questionam Secretaria do Meio Ambiente sobre a atenção básica aos animais

  • Keize Machado
  • 12/02/2024
ler post
Mais notícias
ler post

Homem é encontrado morto em residência no bairro Planalto

  • 14/06/2025
ler post

Van perde o controle, bate em automóvel e depois, colide contra casa no interior de Caxias do Sul

  • 12/06/2025
ler post

Opções de lazer | Caxias do Sul recebe programação cultural e educativa diversificada nesta semana

  • 12/06/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Partida entre Caxias e CSA sofre alteração na data
  • As dificuldades enfrentadas pelo Juventude na busca por contratações
  • SIMECS promove evento sobre o futuro da indústria eletroeletrônica no próximo dia 27 de junho
  • Grupo DRSUL amplia portfólio de marcas com inauguração de primeira concessionária GAC no RS
  • “Continuamos analisando o mercado e buscando efetivar as contratações”, comenta presidente do Juventude
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar