As castrações ocorrem a partir do convênio formado entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e foram realizadas entre setembro de 2023 e janeiro deste ano. No total, 1.688 cães e gatos de tutores de baixa renda realizaram o procedimento sem nenhum custo. Diante das castrações solicitadas diretamente pela SEMMA e que fazem parte da parceria, os animais ainda contam com transporte gratuito que é agendado com antecedência.
Segundo dados, do total de castrações, 871 foram feitas em machos e 817 em fêmeas. A média diária foi de 24 cirurgias. No mesmo período, ocorreram cerca de 76 consultas clínicas, 10 de emergência, seis com especialistas e 530 diárias de internação. Diante dos transportes gratuitos, a UCS transportou 1.147 pets em quase quatro meses. A equipe diária de atendimento inclui duas telefonistas para agendamentos e quatro médicos veterinários, além de auxiliares que são bolsistas do curso de Medicina Veterinária, da Universidade.
Todos os procedimentos são realizados pelo Instituto Hospital Veterinário (IHV). Conforme o coordenador do Departamento de Proteção Animal (DPA) da Semma, Paulo Bastiani, os atendimentos também são voltados para a assistência de animais que se encontram no Canil Municipal. Ele evidencia que a projeção é que um maior número de animais possam ser atendidos pelo serviço.
O convênio prevê ainda a utilização da unidade móvel do Instituto Hospital Veterinário IHVET para a realização de castrações em machos, entre essas castrações, mutirões foram realizados nos bairros Santa Fé, Belo Horizonte, Jardim Eldorado, Ana Rech, Fátima Baixo e Villa Lobos. As castrações são gratuitas para famílias que comprovem condição de vulnerabilidade social mediante preenchimento de ficha disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade ou na sede da SEMMA, que está localizada na Rua Dom José Barea, 1.501, bairro Exposição, junto à Maesa e possui horário de funcionamento das 10h às 16h.