O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) assinou na tarde desta terça-feira (25) o termo de compromisso com o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Ministério da Saúde. A promessa é que com a inclusão do programa a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) possa ofertar mais atendimentos especializados nas áreas de oftalmologia, otorrinolaringologia, oncologia e cardiologia.
Os atendimentos serão distribuídos no Hospital Pompéia, na Clínica Clélia Manfro e no Hospital Geral. Vão ser disponibilizadas, por mês, 66 consultas especializadas na área de oncologia, 160 em oftalmologia, 30 em otorrinolaringologia e 230 em cardiologia. Esses atendimentos seguem os mesmos moldes dos atuais pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas, destaca que além de hospitais de Caxias do Sul outras unidades de saúde da região também aderiram o Programa. O titular da pasta cita que a iniciativa deve ajudar também na redução da fila de espera.
Também participaram da cerimonia de assinatura a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann e a superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul, Maria Celeste de Souza da Silva.