Um termo aditivo para a renovação contratual entre o Município e a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) foi assinado renovando o convênio para castrações de cães e gatos. O documento tem validade por mais 12 meses, ou seja, até o final do ano de 2025. A renovação corresponde a R$ 2,5 milhões, valor aportado também para a prestação de serviços veterinários, exames e internação de animais resgatados. Com isso, serão mantidas castrações de cães e gatos de tutores de baixa renda ou que não tenham tutor, além do transporte de pequenos animais para esterilização.
As demandas protocoladas junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), bem como os cadastros feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) possuem prioridade. Nas UBSs as fichas estão disponíveis, para famílias consideradas em vulnerabilidade social. As fichas também estão disponíveis na sede da Secretaria (Rua Dom José Barea, 1.501, bairro Exposição, junto à Maesa, das 10h às 16h). O titular do Meio Ambiente, Daniel Caravantes, detalha os impactos da renovação contratual.
Em um ano foram realizadas 6.352 castrações em cães e gatos, destes 5.667 procedimentos foram no Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da UCS. Mais de 680 mutirões em 20 locais foram promovidos.