Com um investimento de R$ 261,9 milhões por parte do governo do Rio Grande do Sul, a obra da estrutura do novo presídio da Serra deve iniciar na próxima segunda-feira (15). A construção será na localidade de Apanhador, na divisa com o município de São Francisco de Paula. O novo presídio ficará ao lado do atual.
A capacidade da unidade será de 1.650 vagas em uma área de cerca de 25 mil metros quadrados. Os trabalhos no terreno devem iniciar pelo processo de terraplanagem. A empresa Verdi Sistemas Construtivos é a responsável pela obra. Em contrato, o prazo previsto de construção do presídio é de 18 meses. Entretanto, existe a expectativa de conclusão em 12 meses por parte da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo.
A estrutura contará com um pavilhão de trabalho prisional, que vai integrar o programa Mãos que Reconstroem e empregar cerca de 200 detentos. A nova construção prevê a redução da superlotação das casas prisionais da Serra Gaúcha que, atualmente, abriga 3.204 presos em um espaço de 1.634 vagas. A Penitenciária Estadual do Apanhador contabiliza 1.184 apenados para 548 lugares, por exemplo.