O futebol está em festa no continente sul-americano. Em breve, começa a nova edição da Copa América, o torneio de futebol mais antigo do mundo e responsável por momentos legendários na história do esporte mais querido por brasileiros, argentinos, uruguaios, chilenos e por aí vai.
Em 2024, a Copa América contará com uma série de craques, começando por Lionel Messi, atual campeão do torneio e também da Copa do Mundo, e chegando até as novas estrelas, como o atacante Endrick, que já está negociado com o Real Madrid, porém, segue atuando — e encantando — pelo Palmeiras.
A mídia esportiva já está preparando os seus prognósticos, analisando cada seleção e os seus principais jogadores, tudo para tentar acertar quem serão os destaques do campeonato. Já as apostas esportivas na Copa América apontam que os três times mais vencedores do continente, Argentina, Brasil e Uruguai, são os favoritos para levantar a taça.
A Copa América é um torneio especial, seja por sua história, seja pelos seus caprichos. Dois dos maiores nomes do futebol sul-americano nunca levantaram a taça de campeão, Pelé, o Rei do futebol, por exemplo, foi artilheiro, eleito melhor jogador, porém, terminou a carreira sem conquistar o campeonato. Já Maradona, tido como um Deus pelos argentinos, segue o mesmo caminho, tentou a façanha algumas vezes, porém sem um final feliz.
Por outro lado, existe uma constelação de estrelas da América do Sul que já conquistaram o torneio mais antigo do mundo. A seguir, conheceremos os principais craques que podem colocar na lista de troféus a Copa América. Confira:
Lionel Messi
O craque argentino enfrentou um verdadeiro calvário até conquistar o seu primeiro título da Copa América. Depois de participações frustradas, com derrotas doloridas, uma delas com Messi perdendo o pênalti e vendo o Chile sair campeão, por fim chegou à redenção.
Em 2021, a Argentina foi a grande campeã do torneio após vencer o Brasil em pleno Maracanã. Messi não marcou, porém, foi o grande nome da Albiceleste e deu o passe para o gol de Di María.
Luis Suárez
Um dos maiores parceiros de Messi nos tempos de Barcelona, o Pistoleiro uruguaio tem um currículo invejável, com os títulos mais importantes do continente europeu, como a Champions League, Campeonato Espanhol, Copa da Liga Inglesa, dentre outros.
Porém, foi na seleção que Suárez conseguiu escrever as páginas mais marcantes da sua carreira. Em 2011, na Copa América disputada em solo argentino, foi o Uruguai que se deu bem, a Celeste bateu o Paraguai na final (3 a 1), com um gol do atacante, e levantou o caneco mais importante do continente.
Ronaldo
O Fenômeno é um especialista em títulos com a seleção brasileira. Antes do icônico título mundial conquistado em 2002, Ronaldo já estava preparado e acostumado a comemorar vitórias importantes com a camisa da seleção.
Nas edições de 1997 e 1999, o Fenômeno teve o prazer de sagrar-se campeão da Copa América. No torneio de 97, Ronaldo marcou 5 gols e foi o artilheiro e melhor jogador daquele campeonato. Já em 99, o craque repetiu a dose, com 5 gols e outra medalha de ouro.
Claudio Bravo
Depois do desfile de atacantes, chegou a hora de homenagear um goleiro. Claudio Bravo foi uma figura crucial nos dois títulos consecutivos da Copa América conquistados pelo Chile. Em 2015 e 2016, o arqueiro foi capitão e destaque nas conquistas da seleção chilena, que contava com uma equipe repleta de talentos.
Ambas as finais tiveram o mesmo roteiro, a rival foi a seleção argentina e a decisão foi nos pênaltis. E o Bravo? Claro, o goleiro conseguiu defender pelo menos um pênalti em cada disputa e levou a seleção chilena ao momento mais brilhante de sua história.
Já está quase tudo pronto para a nova edição da Copa América. Resta esperar para aproveitar os jogos, viver as eternas rivalidades locais e descobrir quem serão as jovens estrelas que lutarão pelo título. Será que o Brasil de Endrick e Dorival Júnior conseguirá trazer o título para casa?