Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Caxias do Sul
  • Notícias
  • Publieditorial

Conectada com as práticas de ESG, UCS renova frota com aquisição de veículos elétricos

  • Redação
  • 10/09/2026
Foto: Bruno Zulian/Divulgação

Com a preocupação de estar conectada às melhores práticas de ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), a Universidade de Caxias do Sul (UCS) iniciou, ainda em 2025, a substituição de veículos da frota por modelos elétricos. O primeiro carro, um BYD Dolphin Mini, completou, neste mês de agosto, um ano de integração à frota.

Desde então, foram incorporados à frota  mais dois automóveis Dolphin Mini e uma van Arrow ONE 100% elétrica, destinada ao transporte de cargas. O diretor administrativo e financeiro da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Marcelo Faoro de Abreu, explica que o objetivo é substituir gradualmente os veículos a combustão por elétricos. As aquisições ocorrerão de acordo com a vida útil dos automóveis atualmente em uso. “A renovação vai proporcionar uma redução significativa da emissão de carbono durante a operação dos veículos, uma diminuição expressiva do ruído gerado e economia de combustível e de gastos com manutenção”, reforça.

O primeiro veículo já apresenta resultados positivos de desempenho. O gerente de Logística e Infraestrutura da Instituição, Daniel Freitas, detalha que o carro proporcionou uma redução significativa nos custos de manutenção e consumo. Para realizar o carregamento das baterias de forma prática e segura, foram instalados carregadores nas dependências do Bloco A do Campus-Sede. Além desses, foi instalada uma rede de carregadores em todas as unidades da UCS, que também estão disponíveis à comunidade.

Outra ação importante foi a aquisição de seis motocicletas elétricas do modelo Leva EG1, utilizadas pela equipe de segurança da UCS. Os veículos são robustos e têm autonomia de até 130 quilômetros. Três motocicletas são utilizadas no Campus-Sede, enquanto as demais estão nos campi de Bento Gonçalves, São Sebastião do Caí e Vacaria.

Smart Campus

A aquisição de veículos elétricos integra o projeto Smart Campus. A iniciativa busca tornar os espaços acadêmicos mais inteligentes, sustentáveis e conectados, gerando mais conhecimento e qualidade de vida para os acadêmicos e a comunidade.

Texto: Assessoria de imprensa da Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Tags:
  • caxias do sul
  • esg
  • MOBILIDADE
  • ucs
  • veículos elétricos
Redação

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Número de CCs deve ser reduzido pela Prefeitura de Caxias do Sul

  • Diego Pereira
  • 10/09/2026
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias
  • Publieditorial

Feira Paisagens do Tempo celebra 99 anos de Ana Rech com programação cultural neste fim de semana

  • Redação
  • 10/09/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Apoiadores de Lula comemoram reeleição com carreata e festa em frente à Catedral no centro de Caxias do Sul

  • 25/10/2026
ler post

Luiz Inácio Lula da Silva é reeleito presidente da República no segundo turno das eleições

  • 25/10/2026
ler post

Votação até as 19h deve ser mantida em locais onde urnas não foram fechadas, diz Zanin

  • 25/10/2026
Leia também
  • Apoiadores de Lula comemoram reeleição com carreata e festa em frente à Catedral no centro de Caxias do Sul
  • Luiz Inácio Lula da Silva é reeleito presidente da República no segundo turno das eleições
  • Homem é preso em seção eleitoral no bairro Santa Fé por porte ilegal de arma de fogo
  • Caxias foca na montagem do grupo de jogadores para 2027
  • Hospital Geral promove 1º Feirão de Vagas para os interessados em atuar na área da saúde
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

10/09/2026 - Atualizado em 10/09/2026 - 15:09

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar