Estamos no mês de dezembro, na reta final do ano letivo escolar. Mesmo assim, muitos pais já começaram ir às compras dos materiais escolares para 2025. Outros, porém, preferem esperar as aulas do ano que vem estarem mais próximas para comprar os materiais. A reportagem da Rádio Caxias foi às ruas de Caxias do Sul e conversou com mães e lojistas sobre o assunto.
Umberto Gallina, lojista, afirma que a procura por materiais escolares já iniciou na sua papelaria, com cerca de 30 à 40 pessoas por dia indo a procura, pois muita gente prefere comprar tudo que é necessário antes de sair de férias. Ele trás um fato inusitado, produtos com estampa de capivara estão entre os mais cobiçados pelas crianças nesse ano.
Assim como Umberto Gallina, esse gerente de uma livraria chamado João Augusto Hoffmann diz que existe uma procura grande pelos personagens do filme animado Stitch. Para João, porém, as vendas estão começando ainda timidamente, e o grande pico de vendas de materiais escolares deve ser entre o fim de janeiro e a metade de fevereiro.
A comerciante e mãe Fernanda Oliveira também acredita que o pico das vendas será no final de janeiro e início de fevereiro, ela afirma que vai esperar por esse período para comprar os materiais escolares para os seus filhos, já que os gastos de fim de ano são muitos, inclusive a própria mensalidade da escola.
Camila Martins, auxiliar de limpeza, é mãe de três filhos que estudam. Ela também vai optar por comprar os materiais ecolares em tempo mais próximo da volta às aulas, pois, segundo ela, os preços baixam naquele período.
O início do ano letivo de 2025 no Rio Grande do Sul tem data prevista para 10 de fevereiro.