Devido à forte chuva que atinge a região e à consequente elevação dos níveis das represas, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) adotou uma medida preventiva por volta das 13h30 desta quarta-feira (18), com a abertura da comporta da Represa São Miguel, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Caxias do Sul. A ação foi realizada após o complexo Dal Bó atingir 90% da capacidade máxima. A comporta foi aberta em 35%.
Conforme dados disponibilizados no site do Samae, que são atualizados diariamente para a população, a represa Maestra apresenta nível de 100%, assim como as represas Samuara e Marrecas. Na sequência, a represa Marrecas está com 90,55% e a Faxinal com 98,48%.
Em entrevista à Rádio Caxias, o diretor-presidente do Samae, João Uez, salientou que, desde a noite anterior, as equipes de barramento realizam monitoramento de forma preventiva. Ele destaca que o acompanhamento é fundamental para evitar maiores transtornos e reforça que, no momento, nenhum reservatório apresenta risco. Além disso, orienta que a população residente nas proximidades mantenha a tranquilidade, já que as medidas adotadas são exclusivamente preventivas.
As equipes do Samae seguem monitorando e acompanhando os níveis dos reservatórios. Segundo a Defesa Civil Municipal, nas últimas horas foram registrados acumulados de 100 milímetros de chuva, e a previsão é de que chova, ao longo desta quarta-feira, entre 40 e 90 milímetros.
Durante a noite, a Defesa Civil recebeu alguns chamados solicitando lonas, devido a goteiras em residências. As lonas estão sendo distribuídas pelo Corpo de Bombeiros Militar.