Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Geral
  • Notícias

Compahc afirma que Prefeitura sabia do risco de colapso total do telhado da Maesa desde 2024

  • Keize Machado
  • 09/09/2026
Foto: Divulgação | Seplan

A reunião realizada na manhã desta quarta-feira (9) pela Secretaria de Planejamento e Parcerias Estratégicas (Seplan) com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc), que debateu o projeto de intervenção emergencial no telhado do bloco 1 da Maesa, após laudos apontarem risco de colapso da estrutura, resultou no agendamento de uma nova reunião extraordinária para o próximo dia 23 de setembro.

Conforme a presidente do Compahc, Geovana Erlo, durante a reunião, parte dos integrantes demonstrou resistência à proposta, especialmente porque o projeto não deixa claro quais intervenções serão realizadas na estrutura sem comprometer o patrimônio. Entretanto, grande parte se mostrou favorável à intenção diante da situação emergencial, mas defendeu alterações no projeto para garantir a preservação da edificação.

A presidente salienta que foram realizados dois pedidos de vista por parte do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) e do Diretório Central de Estudantes da Universidade de Caxias do Sul (DCE). O Sindiserv, que atuava como revisor, não conseguiu concluir a análise dentro do prazo devido ao curto período disponível e às dúvidas surgidas sobre o projeto. Já o DCE solicitou mais tempo para discutir o posicionamento com a entidade. Diante dos pedidos e da necessidade de uma definição em razão da urgência, foi marcada uma reunião extraordinária do Compahc, quando o projeto deverá voltar à discussão e ser deliberado.

Segundo Geovana, a Prefeitura tinha conhecimento sobre o risco de colapso da estrutura do bloco 1 e de outros blocos desde 2024, quando um parecer elaborado pela arquiteta responsável teria sido encaminhado. Ela destaca que o laudo do engenheiro de estruturas foi encaminhado em janeiro deste ano, e o primeiro parecer da Divisão do Patrimônio, realizado em fevereiro, apontou ausências no projeto. A solicitação das correções à Seplan foi realizada em julho.

No final de agosto, o material retornou sem as correções e com um pedido de encaminhamento ao conselho, diante da necessidade de uma apreciação em caráter de urgência. A presidente questiona a pressa para aprovar agora um projeto cuja urgência já era de conhecimento anteriormente e que contava com recursos de emenda garantidos desde 2023.

O bloco 1, que deve abrigar o Museu do Trabalho e da Indústria, faz parte da área central do complexo e não corresponde à área de concessão. A reforma já possui recursos garantidos por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 900 mil. Após a aprovação do Compahc, a proposta deve ser encaminhada à Central de Licitações (Cenlic). Na última semana, a Secretaria apresentou o projeto à Comissão Especial para Acompanhamento da Maesa, formada por representantes de diversas entidades.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Caxias do Sul afirmou que aguarda a posição do Comphac sobre a aprovação do projeto.

Tags:
  • caxias do sul
  • COMPHAC
  • maesa
  • PREFEITURA
  • seplan
  • TELHADO
Keize Machado
Keize Machado

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Colégio Tiradentes abre 75 vagas para ingresso de novos estudantes em Caxias do Sul

  • Diego Pereira
  • 09/09/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Colégio Tiradentes abre 75 vagas para ingresso de novos estudantes em Caxias do Sul

  • 09/09/2026
ler post

Caminho Rede de Ensino chega aos 38 anos com novos planos para o futuro

  • 09/09/2026
ler post

Economia de Caxias do Sul cresce 3,5% em julho na comparação com o mês anterior

  • 09/09/2026
Leia também
  • Caxias avança na construção do modelo SAF
  • Compahc afirma que Prefeitura sabia do risco de colapso total do telhado da Maesa desde 2024
  • Caminho Rede de Ensino chega aos 38 anos com novos planos para o futuro
  • Economia de Caxias do Sul cresce 3,5% em julho na comparação com o mês anterior
  • Festejos Farroupilhas destacam legado Jesuíta e Guarani no Rio Grande do Sul
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

09/09/2026 - Atualizado em 09/09/2026 - 15:56

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar