Na última sexta-feira (09), a comitiva dos municípios da Serra Gaúcha que buscam a implementação do sistema antigranizo, juntamente com o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Edivilson Brum e com o secretário adjunto de Agricultura e Pecuária de Santa Catarina, Admir Edi Dalla Cort, realizaram reunião para definir a data das visitas da comitiva para conhecer o sistema em solo catarinense. A visita ocorrerá nos dias 21 e 22 de janeiro, em três cidades: Fraiburgo, Caçador e Videira.
O secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, que faz parte da comitiva, explica que é necessário buscar uma solução pois todos os anos alguma parte do município acaba sofrendo com queda de granizo, prejudicando a agricultura.
De acordo com Menegotto, cerca de 20 municípios da Serra têm interesse no sistema antigranizo, contando com mais de 30 pessoas na comitiva. O Estado já deu sinal positivo para auxiliar financeiramente os municípios na aplicação do sistema.
O sistema antigranizo, conhecido como canhão antigranizo, usa explosões de gás para gerar ondas sonoras hipersônicas que quebram as pedras de gelo nas nuvens, transformando-as em chuva inofensiva antes de atingir o solo, protegendo lavouras e áreas urbanas, com monitoramento por satélite para acionamento automático.
