A primeira viagem oficial do Legislativo caxiense em 2025 levou à capital federal o presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Lucas Caregnato (PT), o 1º vice-presidente, Wagner Petrini (PSB), e o presidente da Comissão de Saúde, Rafael Bueno (PDT), para tratar de pautas prioritárias e buscar recursos para a cidade. A comitiva chegou a Brasília na noite de segunda-feira (10).Entre os principais temas da agenda estão a liberação do sinal aberto para a TV Câmara Caxias, melhorias no serviço de hemodiálise, a implementação de um projeto de hospedagem solidária para pessoas em situação de rua e a busca por emendas parlamentares.
A liberação do sinal aberto da TV oficial do Legislativo é uma demanda antiga. Atualmente, o canal está disponível apenas para assinantes de TV paga. Segundo Caregnato, a reunião com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República deu início ao diálogo e novos anúncios devem ser feitos em breve.
Na área de hemodiálise, o presidente da Câmara reforçou a necessidade de ampliação do horário de atendimento para melhor atender à população. Já o projeto de hospedagem solidária vai ser tema de uma reunião agendada no Ministério dos Direitos Humanos. Além disso, a comitiva terá encontros com representantes, como o senador Paulo Paim (PT) e a deputada federal Denise Pessôa (PT), uma das articuladoras das reuniões.
Caregnato destaca a importância do contato direto com o Governo Federal para garantir recursos que promovam melhorias significativas em Caxias do Sul. Ele acredita que a recente nomeação de Mauro Pereira para o cargo no Escritório de Representação em Brasília deve contribuir para facilitar essas demandas.
Durante a ausência da comitiva, a vereadora Andressa Marques (PCdoB) e 2ª vice-presidente da Mesa Diretora, assume a presidência da Câmara.