Em 2023, o Hospital Geral de Caxias do Sul recebeu 40 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) em caráter emergencial. Uma comitiva caxiense esteve nesta semana em Brasília para tratar da continuidade destes leitos para 2025. Integravam a delegação o Diretor Executivo da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Germano Schwartz, o diretor geral da Secretaria Municipal de Saúde, Mário Taddeuci, a deputada federal Denise Pessôa (PT) e o integrante da Assessoria Técnica da SAPS, Ton Falcão.
Na reunião, o Governo Federal reforçou o compromisso com a manutenção dos leitos abertos no Hospital Geral, em Caxias do Sul, conforme informações repassadas pelo Secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proença, em Brasília. O CEO da FUCS, Germano Schwartz, ressalta os avanços nas tratativas para garantir a incorporação dos valores no teto MAC.
A reunião serviu para alinhar os próximos passos para a implementação dos valores de manutenção da estrutura e dos profissionais no teto de média e alta complexidade (MAC), na lei orçamentária do Governo Federal para 2025. Ainda segundo Germano, a garantia de funcionamento dos 40 leitos em 2025, é uma das prioridades da instituição que é uma das referências de atendimento na rede pública da Serra Gaúcha.
O Hospital Geral recebeu R$ 17,9 milhões destinados para o custeio dos novos leitos pelo período de seis meses, que se encerra em janeiro de 2025. Para a manutenção permanente será necessário o dobro do valor, R$ 35,9 milhões anuais, que precisarão ser incorporados de forma definitiva ao teto.