O Comitê Gestor aprovou na segunda-feira (25) a utilização de recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) para a realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e também do projeto que irá contemplar a RS-466. A rodovia fará a ligação da Rota do Sol, na região do Apanhador, até Gramado e Canela, passando pelo Aeroporto de Vila Oliva, considerado o principal acesso do terminal à região das Hortênsias.
Um dos diferenciais da aprovação é a possibilidade de financiar não apenas o estudo, mas também o projeto básico das rodovias. O EVTEA é uma etapa preliminar que coleta dados sobre tráfego, geologia, meio ambiente, condições viárias e aspectos socioeconômicos. O levantamento servirá de base para definir o traçado da via, enquanto o projeto básico detalhará as intervenções necessárias.
O deputado estadual Carlos Búrigo (MDB), que acompanhou a aprovação, destacou as estradas contempladas: a RS-466 (Estrada do Caracol), que ligará o aeroporto de Vila Oliva à região das Hortênsias; a RS-484 (Serra do Umbu), entre São Francisco de Paula e Maquiné, conectando a Serra Gaúcha ao Litoral; e a RS-476, que liga Canela a Lajeado Grande até Alziro Ramos, entre Jaquirana e Bom Jesus.
Segundo Búrigo, o Conselho reconheceu a necessidade do aporte de recursos diante da situação das rodovias, muitas afetadas por desastres climáticos, e da urgência em garantir melhorias na malha viária da região.
Antes disso, o Estado já havia lançado dois editais para contratar empresas responsáveis pelo EVTEA, ambos com recursos do Tesouro Estadual. Nas duas tentativas apenas uma empresa participou, mas acabou desclassificada por não apresentar a documentação exigida. Agora, com a possibilidade de custear também o projeto básico com os recursos do fundo, a expectativa é que mais empresas demonstrem interesse no processo licitatório.
O próximo passo é o encaminhamento do projeto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), que deverá lançar a licitação para escolha da empresa responsável. Após o estudo, ainda serão necessárias outras etapas, como licenciamento ambiental e execução das obras em um terreno considerado complexo. A previsão de entrega da estrada é abril de 2029.