Foi entregue uma versão preliminar do Plano Municipal para as Pessoas em Situação de Rua ao Legislativo Caxiense pelo Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua( Comite Pop Rua). Durante a plenária, o documento foi recebido pela presidente da Casa, vereadora Marisol Santos/PSDB, e pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC), representante do Legislativo no Comitê.
O plano propõe a construção de políticas públicas voltadas para a população em situação de rua, buscando mapear a realidade desse grupo e criar um banco de dados e informações para embasar as ações governamentais. A iniciativa visa atender às necessidades específicas desse público e promover uma abordagem mais eficaz por parte das políticas municipais.
De acordo entre a presidente do Comite, Márcia Fuhr, o Comitê foi concebido para contribuir de maneira abrangente, visando a construção de uma política municipal eficaz para a população em situação de rua. O Plano de Ação foi entregue à Câmara de Vereadores, e está aberto para apreciação pelos legisladores, com a expectativa de uma grande audiência pública em 27 de março para a aprovação.
A assistente social destaca a diversidade da população em situação de rua, abordando a heterogeneidade que inclui desde pessoas sem ensino fundamental até graduados em diversas áreas, além de empresários que perderam tudo. Ela ressalta a necessidade de um olhar diferenciado para essa população e mencionou o aumento significativo de pessoas com transtornos mentais, enfatizando a importância da colaboração entre saúde mental, assistência social e demais áreas.
Outro ponto abordado foi a segurança alimentar, com a ausência de um restaurante popular tanto para a população em situação de rua quanto para a população em geral que enfrenta insegurança alimentar. Márcia enfatiza a complexidade da situação e propõe uma articulação entre as diversas políticas para enfrentar os desafios, destacando que a assistência social não pode ser a única responsável, e que todas as políticas devem desempenhar seu papel.
O Comitê Pop Rua Caxias do Sul é composto por 22 membros, representando o poder municipal, a sociedade civil, as políticas públicas e serviços relacionados ao atendimento da população em situação de rua, além das pessoas atendidas. A assistente social informou que o plano foi encaminhado para análise do prefeito Adiló Didomenico/PSDB em dezembro de 2023.