Berço da imigração, um ano antes do sesquicentenário da chegada dos primeiros italianos, o Município inicia a preparação da comemoração. Com registros em formas de monumentos, praças e museus que contam até hoje a história de luta, trabalho e fé do povo italiano, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) prepara as celebrações que marcam a data.
Na última semana, no Salão de Atos da Reitoria da Universidade de Caxias do Sul (UCS), ocorreu a primeira reunião para a articular a programação. A reunião serviu para apresentar os integrantes da Comissão Organizadora. A Universidade assume assim, por meio do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC), ações que serão definidas entre o executivo, entidades e grupos interessados. O lançamento do calendário festivo ocorre durante a celebração da 34ª Festa da Uva, que já vai celebrar os 150 Anos de Imigração Italiana no Estado por meio do tema Caminhos e Lugares.
A diretora-geral da Secretaria Municipal da Cultura, Magali Quadros, salienta que a programação tem sido preparada com um ano de antecedência de maneira que agregue toda a comunidade, entidades e empresas da região. De acordo com ela, as festividades promovem visibilidade, além da fomentação da história de Caxias do Sul por meio do turismo proporcionado pelas atividades desenvolvidas.
Durante o mês de fevereiro, a comissão terá um novo encontro realizar um cronograma com as ações que serão desenvolvidas, ainda em 2024, além da divulgação de um formulário de adesão para entidades, pessoas e empresas. Entre as atividades, ocorre o lançamento do álbum da colonização italiana, consertos, exposições, almoços festivos e diversos eventos socais voltados para a temática.