A Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar os casos de feminicídios no Rio Grande do Sul estará nesta sexta-feira (24) em Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Coordenada pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), a iniciativa tem o objetivo de realizar um diagnóstico da rede de proteção às mulheres na Serra Gaúcha. Em Bento, serão realizadas visitas técnicas e reuniões com representantes dos órgãos públicos. Já em Caxias, ocorre uma audiência pública na Câmara de Vereadores, com a presença de deputadas, lideranças locais e movimentos feministas.
De acordo com Fernanda, a comissão foi criada após a chamada “Páscoa sangrenta”, quando dez mulheres foram assassinadas durante o feriado no estado. A comissão é formada pelas seis deputadas federais gaúchas, além de Fernanda, integram o grupo, Denise Pêssoa (PT), Maria do Rosário (PT), Daiana Santos (PCdoB), Any Ortiz (Cidadania) e Franciane Bayer (Republicanos). Desde agosto, a comissão percorre diferentes regiões do estado para identificar carências e gargalos estruturais.
Caxias do Sul já registrou dois feminicídios consumados em 2025, sendo o mais recente no início de outubro. A deputada ressaltou que a visita à Serra ocorre num momento simbólico, poucos dias após o feminicídio de uma jovem caxiense, se tratando de uma “triste coincidência, porque a audiência já estava marcada a meses”. Entre os principais problemas encontrados nas visitas a outras regiões, Fernanda aponta a falta de estrutura e de servidores nos equipamentos de atendimento, a carência de abrigos e delegacias especializadas e a descontinuidade de políticas públicas.
Ela também defende o uso mais amplo de tornozeleiras eletrônicas para agressores e campanhas permanentes de prevenção nas escolas. A deputada ainda lembrou que as retomadas recentes da Secretaria Estadual das Mulheres e da Rede Lilás — desativadas em governos anteriores — são um avanço, mas que ainda enfrentam um desafio orçamentário. Outro ponto destacado foi a necessidade de políticas de geração de renda para mulheres em situação de violência, a fim de romper a dependência econômica de seus agressores.
As atividades desta sexta-feira incluem, além da audiência pública na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, mais uma edição do Ciclo de Debates Feministas, às 20h, no Espaço Cultural Ponto Coletivo. O encontro também contará com a presença da deputada estadual Luciana Genro (PSOL).
Segundo Fernanda, a comissão pretende concluir o relatório final até o início de dezembro, com recomendações e um plano de metas para os diferentes níveis de governo. O documento será entregue ao governador Eduardo Leite, ao Poder Judiciário, ao Ministério Público e para o Governo Federal, com sugestões de ações a serem adotadas por todas as esferas.
Confira a agenda completa desta sexta-feira (24):
14h: Reunião com a rede de proteção à mulher no Complexo Administrativo de Bento Gonçalves (Rua 10 de novembro, 190)
15h: Visita técnica ao Centro de Referência da Mulher de Bento Gonçalves (ao lado do Complexo Administrativo)
16h: Visita técnica à Delegacia Especializada de Atencimento à Mulher de Bento Gonçalves (Rua Marechal Floriano, 142 – 2° andar)
18h30: Audiência pública na Câmara Municipal de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1323)
20h: Ciclo de Debates Feminias em Caxias do Sul – Espaço Cultural Ponto Coletivo (Rua Andrade Neves – 573)
