Em pesquisa divulgada na quinta-feira (11), a CDL Caxias aponta que o aumento dos preços e a data ter caído no final do mês motivaram, a queda de 3,6% nas vendas de Páscoa. Dentre os lojistas entrevistados, 41,7% diz que o resultado foi igual ao ano anterior, enquanto que 37,5% foi pior.
Apesar da pretensão de compras para a Páscoa no comércio caxiense ter sido apontada como maior neste ano em relação ao ano passado, o volume de vendas apresentou queda. Os dados foram apurados em supermercados e lojas de doces, após a celebração. A analista de Informações de Mercado da CDL Caxias Franciele Matté Fontana, conta que alguns dos motivos para a queda nas vendas, foi pelo aumento dos preços.
O tíquete médio chegou a R$ 198,30, 6,7% abaixo em relação ao ano passado. Os ovos de chocolate representaram a principal opção de compra dos consumidores 41,3%. Segundo a CDL Caxias, nos os últimos anos vem crescendo a procura por produtos de menor valor. Franciele, explica que alguns estabelecimentos tiveram aumento nas vendas.
Dos lojistas que registraram redução ou vendas iguais ao ano passado, 32,1% apontaram o final do mês como principal motivador. Para 21,4%, o aumento no preço dos produtos impactou no momento da escolha, 17,9% optaram por produtos mais em conta e para 14,3% os clientes priorizaram outros gastos.
Daqueles que indicaram aumento nas vendas, 46,2% investiram em variedade de produtos e preços, 30,7% fizeram maior divulgação da loja e dos produtos nas redes sociais e, por fim, 23,1% optaram por promoções.