As vendas do último Natal ficaram abaixo das expectativas, segundo números do levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL Caxias). O comércio caxiense registrou retração de 4,1%, em comparação ao mesmo período de 2023. No Natal de 2024, o ticket médio foi de R$ 506,32, próximo ao que as pesquisas de intenção de compras previam, no valor de R$ 523,96. Também foi possível notar uma estabilidade em relação ao ticket de 2023, que havia sido de R$ 501,84 por consumidor.
Entre as causas para a queda nas vendas, está o fato do feriado ter caído no meio da semana, o que contribuiu para que a população viajasse mais cedo e diminuísse o fluxo de consumidores próximo à data, como explica o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri.
Outro ponto destacado pelos participantes da pesquisa foi a redução do poder aquisitivo da população e o aumento da inflação, observado na mudança das escolhas dos consumidores, que refletiram na decisão por presentes simbólicos e itens de menor valor.
A amostragem incluiu estabelecimentos de sete segmentos varejistas: bebidas e alimentos, brinquedos, cosméticos, eletrodomésticos e eletrônicos, jóias e relógios, utensílios domésticos e vestuário e calçados. Apesar da queda nas vendas, 67,3% dos empresários afirmaram que as negociações para a principal data comemorativa do comércio foram iguais (39,8%) ou melhores (27,5%) do que do ano anterior, enquanto que para apenas 32,7% foram piores.
Quando se trata dos métodos de negociação, 15% das comercializações foram negociadas por meios digitais. Os aplicativos de mensagens (39,2%), Instagram (23,5%) e site próprio (19,6%) foram os principais canais utilizados. A amostragem foi realizada entre os dias 07 e 10 de janeiro, pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias.