Caxias do Sul é uma região onde o clima exerce forte influência sobre as vendas, portanto, os comerciantes enfrentam um cenário dinâmico e desafiador. Conforme o presidente do Sindilojas de Caxias do Sul, Rossano Boff, o Dia dos Namorados, no final de maio e início de junho, aqueceu ainda mais as vendas.
Além disso, ele explica que as doações também impulsionaram a demanda, uma vez que as pessoas buscavam repor o que havia sido doado. Contudo, com o início do inverno, os comerciantes mantêm a esperança de registrar bons números. Inclusive, ele explica que o estoque das empresas é diversificado, incluindo produtos para meia estação, o que permite atender às necessidades da população.
Em julho, as férias escolares trazem consigo a promessa de viagens, não apenas para destinos frios, mas também para lugares quentes, e os comerciantes estão atentos a essa demanda sazonal, adianta o presidente do Sindilojas. Contudo, ele admite que nem sempre os números de vendas atingem as expectativas, mas a cada novo dia e mês, a esperança se renova. E neste contexto, as liquidações ajuda a aquecer o mercado do varejo.